segunda-feira, 4 de abril de 2011


Amizade: Davi e Jônatas

Davi é uma figurinha carimbada nas pregações de hoje em dia. Ele é conhecido como um homem segundo o coração de Deus. Quem não ouviu isso já?
Ele é chamado assim não pelos seus atos heróicos, mas pela forma com que ele derrama seu coração em arrependimento diante de Deus.
Isso faz com que ele reflita a Glória de Deus!
Poucas vezes a bíblia fala a respeito de grandes amizades. Hoje como o tema sugere, trouxe uma mensagem sobre uma das amizades mais marcantes relatadas na bíblia.
Davi e Jônatas.
Quando Davi e Jônatas se conheceram logo, se tornaram grandes amigos.
Eles basearam essa amizade em um pacto no compromisso com Deus.
Não permitiram que qualquer coisa se colocasse entre eles, nem mesmo o interesse próprio ou os problemas familiares.
Aproximaram-se mais ainda quando a amizade foi testada.
Permaneceram amigos até o fim.
Após Davi derrubar Golias, não por demonstração de força, pois isso ele não tinha muito, mas por confiar em Deus. Davi conhece Jônatas.

1 Samuel 18:3-4
Jônatas fez um acordo de amizade com Davi, pois se tornara seu melhor amigo. Jônatas Tirou o manto de que estava vestindo e o deu a Davi, com sua túnica, e até sua espada, seu arco e seu cinturão.

Exemplo de fiel amizade dos dois é que mesmo Jônatas sendo o primogênito do rei Saul, ele mesmo anunciou que o próximo rei seria Davi.

I Samuel 23:17
17 - E disse-lhe: Não temas, que não te achará a mão de Saul, meu pai; porém tu reinarás sobre Israel, e eu serei contigo o segundo; o que também Saul, meu pai, bem sabe.

O que Jônatas vê é um companheiro, alguém capacitado para reinar. E o que ele propõe é fidelidade ao amigo.
Ao contrário Saul seu pai, vê que ele é ameaça para lhe tirar o trono.
Após a batalha com Golias, Davi é acompanhado nas ruas pelo povo. Que o põe acima do próprio Rei.

I Samuel 18:6-8
6 - Sucedeu, porém, que, vindo eles, quando Davi voltava de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com adufes, com alegria, e com instrumentos de música.
7 - E as mulheres dançando e cantando se respondiam umas às outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém, Davi os seus dez milhares.
8 - Então Saul se indignou muito, e aquela palavra pareceu mal aos seus olhos, e disse: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão só o reino?

A ira toma conta de Saul, que passa a observar Davi em cada detalhe.

I Samuel 18: 10
10 - E aconteceu no outro dia, que o mau espírito da parte de Deus se apoderou de Saul, e profetizava no meio da casa; e Davi tocava a harpa com a sua mão, como nos outros dias; Saul, porém, tinha na mão uma lança.

Saul tentou matar Davi por seis vezes. Em uma delas ele oferece a Davi sua filha Mical por casamento. Até parece um ato gentil da parte de Saul, mas ele pede algo em troca. O Prepúcio de cem filisteus. A intenção de Saul era que pelo menos um dos filisteus o matasse.

I Samuel 18: 27
27 - Então Davi se levantou, e partiu com os seus homens, e feriu dentre os filisteus duzentos homens, e Davi trouxe os seus prepúcios, e os entregou todos ao rei, para que fosse genro do rei; então Saul lhe deu por mulher a sua filha.

Saul não desiste, ele manda seus servos e a Jônatas que matasse Davi, mas ele recusa fazê-lo.

I Samuel 19:1
1 - E FALOU Saul a Jônatas, seu filho, e a todos os seus servos, para que matassem a Davi. Porém Jônatas, filho de Saul, estava mui afeiçoado a Davi.

Saul vê Davi como uma ameaça agora não apenas ao trono mais a sua família.
Por vezes Saul tentou matar Davi atirando lanças contra ele.
Da mesma forma tenta matar sua própria filha Mical, a qual ele deu a Davi como esposa, para ver se de alguma forma atingia Davi. Mas ela consegue fugir pulando uma janela.
O que mais lhe incomoda é que Deus era com Davi em tudo que ele fazia.
Davi em compensação fugia de Saul não entendendo tamanha ira que vinha sobre ele.
Ele se escondeu em cavernas em meio ao deserto, teve inúmeras vezes a oportunidade de matar Saul pelas costas. Mas não o fez, pois sabia que a ao do Senhor era com ele.

I Samuel 20:1
1 - ENTÃO fugiu Davi de Naiote, em Ramá; e veio, e disse a Jônatas: Que fiz eu? Qual é o meu crime? E qual é o meu pecado diante de teu pai, que procura tirar-me a vida?

Essa é a última vez em que Jônatas e Davi tiveram contato. Logo depois Jônatas e Saul saem para guerra e são mortos em batalha.

Ao saber da notícia, estas são as palavras de Davi ao amigo:
2 Samuel 1: 26
“Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas, quão amabilíssimo me eras! Mais maravilhosos me era o teu amor do que o das mulheres”

Davi e Jônatas eram mais do aqueles amigos que temos para nos divertir, eles compartilham sentimentos e suas dificuldades. Essas são as marcas da verdadeira amizade.
As vezes nos deparamos com dificuldades em nossas vidas, as quais não achamos respostas pra tanta desgraça e fracasso da nossa parte. Parece até que coisas tornam a acontecer repetidamente em nossas vidas. A vitória fica longe demais para nós.
Não entendemos como nem porque de tudo isso.
Por um momento é uma dificuldade financeira, logo após uma doença em família, logo depois uma decepção amorosa, ou qualquer outra coisa.
Mas por repetidas vezes vemos “Saul” nós atacando por todos os lados e até de forma indireta em nossa família. Olhamos para todos os lados e não conseguimos ver solução para tantas coisas.
E onde está Jônatas nesta história toda?
Davi tem a quem recorrer nos momentos de ajuda. Um amigo alguém que por vezes está ali apenas para ouvir, a saber, o que nos deixa angustiado. Que por só ouvir já nos diz muita coisa.
Amigo é aquele em quem nós podemos contar todos e mais íntimos segredos. É aquele que te mostra outro lado que você não está vendo, mesmo que isso te machuque.
E aquele a quem somos fiel!
O conforto que temos é um Amigo.

João 15:15 Jesus diz:
15 - Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.

Já não te chamo de servo, mais sim de Amigo!
Aquele veio como rei mas não sentou em trono algum. Ao invés disso nasceu em uma estrebaria e morreu em uma Cruz.
E hoje vive e reina, e está assentado no mais alto trono.
O que Deus quer nos mostrar através de uma amizade, é relacionamento. E este só se constrói com muita confiança e intimidade.

João 15:13
13 - Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.

Jesus seu melhor amigo!

Jonatan - \o/ SOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário